Monte da Ameira

- SOBRE O ALENTEJO -

Entre uma viva e autêntica cultura rural e um surpreendente litoral selvagem, o Alentejo oferece uma experiência única destes dois mundos. A sua soberba cozinha típica, excelentes vinhos e a hospitalidade das alentejanos, torna este pequeno pedaço de terra um paraíso para quem o visita.


Alentejo - Tempo para ser feliz

Alentejo - O tempo é tudo

Formada pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares, esta rota resulta de uma criteriosa selecção de caminhos rurais e costeiros, para um usufruto pleno desta área litoral, que se encontra num precioso estado de conservação, no que respeita à paisagem, aos valores naturais e ambientais, à cultura e às tradições. Saiba mais em www.rotavicentina.com

Costa Alentejana

Rota Vicentina

A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha inclui duas lagoas costeiras (3.135 ha), pequenas lagoas em depressões dunares, os ‘poços’, e uma faixa marinha adjacente, zona de substrato arenoso abundante em anelídeos e bivalves, alimento de várias espécies piscícolas marinhas. Da fauna ictiológica da lagoa de Santo André destaca-se a enguia e a pardelha, espécie rara em Portugal. As aves constituem o grupo faunístico mais importante dado a Reserva Natural se localizar num importante corredor migratório e apresentar uma diversidade de locais de repouso bem como recursos alimentares abundantes. A lista de espécies de aves observadas ultrapassa as 270, sendo comum encontrar concentrações de vários milhares de aves aquáticas, como o Pato-de-bico-vermelho Netta rufina, o Galeirão Fulica atra, a Andorinha-do-mar-anã Sterna albifrons, o Flamingo Phoenicopterus roseus, entre outras. Floristicamente, a Reserva é bastante rica e diversificada, estando identificadas 510 espécies de plantas, incluindo a Armeria rouyana, o Thymus camphoratus, a Santolina impressa, a Linaria bipunctata subsp. glutinosa e a Herniaria maritima. A vegetação inclui caniçais, juncais e salgueirais nas zonas lagunares a que se juntam plantações de pinheiro-bravo e matos atlânticos incluindo alguns endemismos lusitanos, caso de Linaria ficalhoana e Armeria rouyana. A variedade do mosaico vegetal, diversa topografia, presença de planos de água, a proximidade do mar e a própria luminosidade conferem um evidente interesse paisagístico ao conjunto. (Source: www.natural.pt)

Lagoa de Santo André

natural.pt

Região vitivinícola de grande tradição, o Alentejo possui vinhos que nos surpreendem pela excelência, pelos aromas e pelas cores, tão singulares como a paisagem e a própria gastronomia. E se aos vinhos juntarmos os deliciosos queijos alentejanos e os sabores aromáticos da gastronomia alentejana, então a visita ficará sem dúvida mais rica e completa. Saiba mais: www.vinhosdoalentejo.pt

Sabia? Portugal tem no seu património cultural uma expressão musical muito genuína, única no mundo, o Cante Alentejano, agora reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Vinho e Cozinha

Cante Alentejano

O Alentejo oferece imensas actividade de lazer. Saiba mais nos links em baixo.

Badoca Safari Park

Links úteis

  • Golfinhos
  • BTT
  • Caminhadas
  • Surfar
  • Viagens Cidade

Restaurantes

  • Restaurante “A Carraspana” - Rua da Fabrica 23, 7540-068 Roncão (São Francisco da Serra), Tel: 969 241 508 - dia de descanso no sábado.
  • Restaurante “Solar dos Leitões” - Rua da Fabrica 18, 7540-515 Roncão (São Francisco da Serra), Tel: 269 471 150 - dia de descanso no domingo

Neste país, que tem as fronteiras mais antigas da Europa, encontra-se uma grande diversidade de paisagens a curta distância, muitas atividades de lazer e um património cultural único, onde a tradição e a contemporaneidade se conjugam em harmonia.

Portugal - A Beleza da Simplicidade

Visite Portugal